Fala gente bonita hoje eu vou falar para vocês como eu aprendi inglês e como eu acho que vocês devem aprender inglês!!

A primeira coisa que eu quero te dizer é que, demorou mais de 20 anos para que eu chegasse ao nível que eu estou agora, onde eu posso ensinar o inglês. Eu quero falar para vocês como eu aprendi, mas eu não estou falando que é para você fazer o mesmo.

Eu aprendi da seguinte forma, focalizei no vocabulário, onde inicialmente eu pegava um CD e colocava lá a tradução das letras e cantava, dessa forma eu decorei muito vocabulário. Além disso, eu lia livros e quando encontrava uma palavra em inglês que eu não conhecia, iria traduzi-la no dicionário, tentando gerar sentido na frase na qual ela estava sendo colocada. Fiz isso por muito tempo e amava. Mudei para os Estados Unidos, chegando lá não conseguia falar nada do inglês, justamente porque eu não tinha prática, não existia a ideia de como juntar uma palavra com outra e esse é o maior problema que eu vejo nas pessoas que estão estudando inglês. As pessoas acham que se aprender o vocabulário vai aprender o inglês. Mas a verdade é, você tem que aprender a entender, porque para falar inglês você precisa entender, a sua mente precisa saber juntar as palavras e se você não consegue juntar palavra você não consegue falar.

Um dos meus maiores problemas é que quando eu mudei para os Estados Unidos, fiquei na região de Boston e nessa área tem muitos brasileiros e o que acontecia, eu falava com brasileiro o dia inteiro e o resultado disso foi que eu não aprendi muito bem o inglês. Após 6/7 anos mudei para Califórnia e a partir daí meu inglês avançou muito, porque agora, eu só falava com americanos.  Mas uma das coisas que me trouxe um nível muito bom e que me ajudou a melhorar ainda mais o meu inglês, foi quando eu comecei a ensinar, pois quando eu ensinava inglês eu estava falando inglês o dia todo.

Diante disso tudo, qual o meu conselho para você? O que eu quero que você faça e o que eu acho que vai dar certo para você é que, primeiro você tem que entender o inglês. Porque como criança é assim que a gente aprende a língua materna, quando você é criança e começa a falar, você nem pensa na gramatica, então, ao menos que você precise da gramática para fazer um teste ou uma outra coisa, esqueça. Foque em achar um método bom para você aprender o vocabulário, seja ele o Duolingo, seja decorando palavras. Após isso, vem o segundo passo, esse é o mais importante, você precisa falar inglês. O grande problema das pessoas que querem aprender ou estão aprendendo o inglês é não querer praticar ou não tem ninguém com quem praticar.

E para aqueles que não tem com quem praticar, eu tenho uma solução para vocês.

Existe uma ferramenta, um aplicativo que se chama Cambly, no qual ao utilizar meu código englishwithdan você ganha 15 minutos para usá-lo como teste. Lá você encontra diversos professores diferentes e utilizando o Cambly todo dia você vai aperfeiçoar cada vez mais seu inglês e a sua fala, além de perder a vergonha, que no inglês é uma das barreiras mais difíceis que muitos alunos encontram hoje em dia. Vai lá, testa os 15 minutos se você gostar continua se não gostar ache outro aplicativo. Mas o que eu quero falar para você é o seguinte, independente de qual ferramenta você utilizar, você precisa falar inglês você não aprende inglês se você não falar em inglês.  

Como eu aprendi inglês até o nível NATIVO